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M.c | Matilde Carvalho – Negócios de Sucesso

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Tornei-me líder em 2min47segs

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"A estratégia sem táctica é o caminho mais lento para a vitória. Uma táctica sem estratégia é o ruído antes da derrota." Sun Tzu

Hoje vou direita ao assunto.

Sente que no seu dia-a-dia empresarial tem dificuldade em gerir os seus colaboradores? Sente que por vezes não percebe se eles estão motivados ou desmotivados? Vive num clima de paz aparente, em que tudo parece bem, mas de repente os colaboradores começam a sair da empresa em catadupa? Afinal o que falhou? Já despenteou o cabelo várias vezes e esfregou o rosto com a mão...mas não vê solução?

Tem agora cerca de 2 minutos para perceber alguns comportamentos que pode corrigir e melhorar. Concentre-se e abra o espírito. É decisivo.

 

  1. "As pessoas devem ser orientadas, capacitadas e ter oportunidade de melhorar. Caso não consigam, dentro de um prazo determinado, devem ser afastadas." - use e abuse do seu esforço pedagógico e motivacional, tendo sempre presente que o exemplo vem de cima. Mas se não conseguir ter o impacto necessário no comportamento dos seus liderados, prepare-se para tomar decisões.
  2. "Os processos precisam de ser analisados e aprimorados para que as pessoas exerçam a sua função com excelência" - o exemplo começa por si, mais uma vez. Não pense que a si lhe cabem apenas as ideias. Ter uma ideia é bom. Se for inovadora e disruptiva é fantástico. Enche o seu ego e, muito possivelmente, se fosse bem concretizada, encheria também os "potes de mel" da tesouraria. Mas não há nada pior do que delegar concretização de ideias. Pense, defina workflow, responsabilidades, próximos passos, objetivos, indicadores e medição de objetivos. Quando tudo estiver suficientemente oleado e aprimorado, encontre as pessoas certas para cada parte do processo. Em função do talento de cada um. Se entregar algo em bruto ou teórico à sua equipa, serão eles a encontrar os erros, e por vezes, por medo ou vergonha, não serão capazes de lhos transmitir, nem de os corrigir. É o princípio do fim da sua brilhante ideia.
  3. "Oriente as pessoas e corrija os processos rapidamente, caso ocorram erros sistemáticos" - e ainda outra vez, o exemplo começa consigo. Vá ao detalhe, perceba as falhas do processo e os pontos de melhoria. Um grande líder, por mais níveis hierárquicos que encontre sob a sua chefia, vai sempre querer meter as mãos na massa. Quanto mais sujas e gastas (no bom sentido!) as suas mãos estiverem, mais sucesso a sua empresa irá alcançar. O mestre da estratégia é normalmente também o mestre da execução.

 

Há muito mais por onde evoluir. Este foi só um início. Esperamos que tenha começado bem.

 

M.c

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