Pedi o fato emprestado...ao Cliente
"Os homens de negócios não precisam apenas de compreender melhor os designers; precisam de se tornar designers.", Roger Martin, Reitor, Rotman School of Management
Nunca fez tanto sentido a expressão "vestir o fato do Cliente". Não apenas porque o Cliente é que a razão de ser da nossa atividade, mas mais ainda porque há duas formas diferentes de mantermos viva a nossa empresa.
Uma é pensarmos que somos o motor da nossa empresa e o futuro passará por sermos cada vez mais aguerridos na defesa das nossas ideias e na capacidade de execução das mesmas.
Outra é sentirmos que o fato é mesmo do Cliente e que poderemos ser donos de todo o sucesso do mundo se virmos a realidade sob esse prisma.
De que produtos ou serviços precisa o nosso Cliente? Como podemos satisfazer as expectativas do nosso Cliente? Como podemos adaptar-nos às rotinas dos nossos Clientes e estabelecer relações verdadeiramente empáticas com eles? Que valores estão os Clientes verdadeiramente dispostos a pagar pela nossa oferta, que atributos são percecionados pelo Cliente nesse investimento?
Quantas vezes pedimos ao Cliente para pensar connosco a empresa?
O simples questionário de satisfação de final de ano não é suficiente.
Mas também é verdade que poucas empresas afetariam os recursos necessários a sessões de brainstorming prolongadas com o Cliente.
Por isso, aproveite uma simples reunião, um almoço de negócios ocasional ou um simples email para perceber e intuir as respostas que o seu Cliente daria às seguintes questões:
- O que vê o Cliente no seu meio envolvente: quem o influencia? Que problemas defronta? Que estímulos encontra?
- O que é que o Cliente ouve de quem está à sua volta: que opinião têm os seus amigos e familiares? Que tipo de media segue como mais válidos?
- O que é que o Cliente verdadeiramente pensa e sente em relação ao negócio: o que o preocupa ou emociona? O que lhe provoca insónia?
- O que diz em público o Cliente: como elogia ou como critica? Há conflitos entre o que ele diz e o que ele pensa e sente?
- Qual é a dor do Cliente: que obstáculos e frustrações o inquietam? Que medos tem? De que o privam esses medos?
- O que é que o Cliente ganha: como mede o sucesso? Como o alcança? O que o faz feliz?
Agora, tenho a certeza que já tem novas ideias de negócio. Implemente-as.