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M.c | Matilde Carvalho – Negócios de Sucesso

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O verdadeiro chefe é o influenciador

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"A influência cresce como uma erva daninha. Cuidei da minha com toda a paciência até as suas gavinhas se estenderem do Baluarte Vermelho até ao extremo mais longínquo do mundo", A Guerra dos Tronos

Qual o verdadeiro poder da mulher na sociedade? Qual a força das mães perante os filhos ou das mulheres perante os maridos? Quantas vezes nos lembramos de histórias de princesas e rainhas que, muito jovens, eram enviadas para casamento com príncipes herdeiros de reinos distantes e com eles cimentavam alianças estratégicas de poder?

E aquela expressão que diz que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher? Eu não sou feminista...mas lá que esta expressão é verdadeira, lá isso é.

Sobretudo porque o maior poder da mulher na gestão ou na liderança é sempre o poder de influência. Mesmo quando a mulher assume o papel de líder, a sua liderança está normalmente à subtileza da influência, ou seja, de levar os outros a seguir as suas diretrizes de líder, como se fossem ideias deles e não uma imposição externa do líder.

Deixo-lhe aqui algumas dicas de como pode agir de forma a tornar a sua liderança mais eficaz, através do seu poder de influência:

  1. Preocupe-se em ver a realidade do ponto de vista do seu interlocutor, pois assim terá mais facilidade em comunicar-lhe o que pretende de modo a que ele possa compreender. Qual é o objetivo último do seu interlocutor na empresa? Se já o conhece, então utilize-o como principal argumento para o motivar a atingir o que se pretende.
  2. Seja específico na sua comunicação, sem esquecer a empatia e a necessidade de utilizar a linguagem que o seu interlocutor vai mais facilmente alcançar. Transmita com clareza e rigor aquilo que pretende que o outro lhe apresente. Não conseguirá influenciar alguém se lhe transmitir uma mensagem difusa, indireta ou mesmo subliminar. Escolher as palavras certas e a forma empática de comunicar não pode desvirtuar o conteúdo da mensagem. Pode correr o risco de estar a influenciar o seu interlocutor num sentido errado, só porque ele não percebeu o verdadeiro sentido da missiva que lhe entregava.
  3. Finalmente, dê tempo para que a influência aconteça. Muitas vezes só no dia seguinte conseguimos de facto alcançar o que o nosso subconsciente alcançou, armazenou, mas ainda não descodificou. Por vezes, só depois de demonstrarmos onde queremos chegar, através do nosso exemplo, é o que o verdadeiro poder de influência se materializa. Cada momento tem o seu tempo para acontecer, influenciar é inimigo de precipitar.

Boa sorte para as suas influências. Se sentir que ainda não chegou ao ponto certo, mantenha-se atento. As oportunidades florescem onde menos se espera.

M.c

 

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