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M.c | Matilde Carvalho – Negócios de Sucesso

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O seu Cliente é a sua cenoura preferida?

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“Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada.”, Sun Tzu

 

Já garantiu o contacto inicial, já fez a reunião e já apresentou a proposta.

O que pode fazer mais agora?

Eventualmente, começar por diminuir a sua ansiedade e caracterizar o Cliente em causa.

Trata-se de um cliente A, B ou C? Em que linha da matriz de Clientes o vai incorporar?

Em função disso, como se prepara para fazer o acompanhamento de Cliente?

Isto é, nem sempre podemos acompanhar todos os Clientes da mesma forma. Uns porque não valem o esforço, outros porque são mesmo a nossa cenoura preferida e, por isso, não podem ser desgastados na fase do acompanhamento.

Lembre-se que, um Cliente em fase de acompanhamento, ainda é um potencial Cliente para aquela proposta em concreto. Excesso de confiança no processo poderá eliminar em definitivo o interesse dele em comprar à nossa empresa.

Por isso, siga alguns dos conselhos abaixo, antes de pensar em estabelecer o primeiro contacto de seguimento com o Cliente:

  1. Se se comprometeu em ligar no dia X, faça-o e cumpra.
  2. Dê o seu contacto direto ao Cliente e mostre-se disponível para receber uma chamada dele, de preferência indicando o melhor horário para ser contactado;
  3. Esforce-se por demonstrar que o negócio é importante para si e para sua empresa, e não apenas mais uma encomenda preenchida e faturada;
  4. Comece todos os contactos de seguimento referindo o diagnóstico de necessidades inicial que fez ao Cliente. Isto é, recorde-lhe permanentemente a "dor" que o Cliente enfrenta na empresa dele e de que forma a sua intervenção pode minimizar essa situação e garantir um benefício real.

Agora que já conhece algumas das técnicas de seguimento e que já classificou os seus Clientes de acordo com a matriz de clientes que criou, já tem tudo pronto para conseguir um excelente fecho de venda.

Boa sorte e Boas Vendas.

 

M.c

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