Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

M.c | Matilde Carvalho – Negócios de Sucesso

M.c | Matilde Carvalho – Negócios de Sucesso

Copo meio cheio ou meio vazio

28.jpg

"Um otimista vê a oportunidade em toda a calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em toda a oportunidade", Winston Churchill

Como nos posicionamos face a uma catástrofe? Ou, antes ainda, como temos a certeza de que a catástrofe existe mesmo?

Todos sabemos que, no nosso dia-a-dia, nos relacionamos com pessoas negativas e com pessoas positivas. Consegue identificar a diferença entre estes dois grupos? Gosta de se aproximar dos primeiros ou dos segundos?

Possivelmente vai responder que gosta de se relacionar com pessoas positivas e bem humoradas. Mas será que se sente sempre feliz com a felicidade delas? Se sim, o que o impede de chegar tão longe quanto elas?

Hoje, vou falar-lhe da necessidade de treinar todos os dias para poder encontrar com facilidade a oportunidade.

Primeiro, pense se tem os seus objetivos claramente definidos. Se não souber para onde quer ir, todos os caminhos serão os adequados. Ou então saberá ir ao som das modas ou das necessidades dos outros. Defina os seus objetivos para que possa viver a sua própria vida e não a vida dos outros.

Depois, verifique se os seus objetivos são compatíveis. Nada pior do que querermos atingir objetivos que não se coadunam no tempo.

Finalmente, pense na sua atitude e na forma como a poderá moldar: como lida com a frustração? Desanima de forma fácil? Acha que se ao seu lado há alguém mais capaz, então não vale a pena avançar?

O caminho para detetar oportunidades passa, antes de mais, pela definição correta de objetivos. Não vale a pena partir em busca de algo que não vai conseguir encontrar ou que não está ao seu alcance ter.

Aprenda a distinguir "desejar" de "ter". Para conseguir "ter", deve, antes de mais, procurar definir um caminho para alcançar o seu objetivo. Se esse caminho demonstrar que há etapas impossíveis de ultrapassar no meio do percurso, então possivelmente esse caminho apenas comporta parte do desejo e não da concretização.

Procure definir modos de ação para atingir os seus propósitos, fixe metas realistas e graduais. E congratule-se por atingir cada vez mais uma parte do seu copo cheia.

O segredo reside mesmo aí: distinguir desejos de vontades, e construir sempre sobre o que já existe, ou seja, sobre as partes do copo que foram enchendo.

 

M.c

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D